Câmara realiza duas sessões e institui o “Festival de Cerveja Artesanal”

Negada proposta de emenda à Lei Orgânica do Município durante extraordinária e aprovadas quatro matérias e um veto

Câmara realiza duas sessões e institui o “Festival de Cerveja Artesanal”

Por: Silvia Morais - Foto: Newton Barbosa

Realizada às 17 horas nesta terça-feira, 24 de abril, sessão extraordinária para aprovação de proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM).

De autoria do vereador Rodrigo Simões (PDT), a proposta acrescenta inciso XXVI à letra B do artigo 8º da Lei Orgânica, dando competência privativa da Câmara para aprovação de indicação de secretários. A proposta foi negada pelos vereadores.

Logo após o término da extraordinária, teve início a sessão ordinária com nove matérias em votação.

O veto total, do prefeito municipal, ao projeto de lei que dispõe sobre a realização da feira livre denominada ‘Feira Popular e Artesanal dos Balaios’, de autoria do vereador Adauto Marmita (PR), foi acolhido.

Retirado da pauta os projetos de lei complementar de autoria do Executivo Municipal, autorizando a instituição do Fundo Municipal de Equipamentos Turísticos e autorizando o Executivo Municipal a conceder isenção de tarifa ao transporte público urbano coletivo de passageiros.

Com seis emendas aprovadas de autoria do vereador Luciano Mega (PDT), o projeto de lei complementar, também do executivo Municipal, alterando a denominação do Conselho Municipal de Promoção e Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência de Ribeirão Preto, para Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, outorga caráter deliberativo ao Conselho e autorizando a criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência, aprovada nova redação.

De autoria do vereador Jorge Parada (PT), o projeto de lei que institui o Festival de Cerveja Artesanal de Ribeirão Preto, recebeu emenda da Comissão de Constituição e Justiça. Aprovada emenda e a nova redação do projeto.

Adiado por três sessões, a pedido do autor Marinho Sampaio (MDB), o projeto de lei dispondo sobre a obrigatoriedade de divulgar nos cardápios dos estabelecimentos que comercializam alimentos preparados, informações sobre a existência ou ausência de glúten, lactose ou açúcar nos alimentos e bebidas, assim como se os mesmos têm natureza diet ou light.

Aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Otoniel Lima (PRB) instituindo e incluindo no calendário de datas e eventos do município o “Dia do Triciclista”.

A pedido do autor, vereador Igor Oliveira (MDB), foi adiado por duas sessões o projeto de lei que trata sobre os serviços de higienização e outros serviços que impliquem a guarda de animais de estimação.

Finalizando a sessão, foi aprovado o projeto de lei que institui no município, como evento de interesse e estímulo ao turismo local a ‘Festa das Nações’, de autoria do vereador Paulinho Pereira (PPS).